Concerto para piano em sol da meia-noite

Em sol da meia-noite, enquanto se martiriza na capela do hospital em que Bella está internada após ser atacada por James, Edward escuta uma música erudita: o adagio sostenuto do Concerto para piano nº 2, de Sergei Rachmaninoff.

Segundo a Wikipedia (sim, eu cito a Wikipedia, a maior enciclopédia do mundo, que todo mundo lê), Rachmaninoff “foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música erudita ocidental”, portanto, contemporâneo de Edward, durante sua vida mortal, e grande referência no estilo musical preferido de Edward, música romântica erudita.

Edward, cultor da música erudita, reconheceu a melodia em seus primeiros acordes, como fica claro no livro (páginas 675-676): 

(...) Em determinado momento, uma música baixa começou a tocar nos alto-falantes, mas ninguém entrou, e não havia sinal de que alguém tivesse notado minha presença. Imaginei que a música estivesse ligada a um acionamento automático. Era o  adagio sostenuto do concerto para piano nº 2 de Rachmaninoff.

Como sabemos pelo livro, Edward possui a incrível capacidade de pensar diversas coisas em frações de segundos. Portanto, o reconhecimento da música foi tão automático quanto o acionar da música nos auto-falantes.

No parágrafo seguinte, Edward continua descrevendo seus pensamentos:

Eu escutei, impassível e entorpecido, me esforçando para lembrar que Bella ficaria bem. (...)

A música em questão de fato tem um efeito tranquilizador, embora melodramático, como é típico nessas melodias, e condizente com o momento pelo que Edward estava passando.

Ouça o adagio sostenuto do Concerto para piano nº 2, de Rachmaninoff, no vídeo abaixo:



Texto de José Hermontes


Comentários